• Publicada em 5 mai 2011 às 07:25
  • vista 419 vezes
Iagro orienta sobre atualização de cadastro do produtor

“É de extrema importância a parceria entre Iagro, Secretaria de Fazenda, revendas e produtores rurais para a manutenção do status sanitário do rebanho de MS”.

Iagro/ML

Foto: Divulgação

Devido às novas instruções da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso do Sul sobre a harmonização e atualização de Cadastro do Produtor, a  Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realizou encontro com produtores rurais, no Sindicato Rural de Campo Grande, e com representantes de revendas de vacinas contra a febre aftosa, no Auditório da Iagro, com o objetivo de levar esclarecimentos ao público alvo.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa teve inicio na segunda-feira (2), com término para 31 de maio, nas regiões do planalto, zona de fronteira. Para as propriedades localizadas no pantanal que optarem pela vacinação nesta etapa a Iagro lembra que deverão ser vacinados os bovinos e bubalinos de “mamando a caducando”, sendo que todos deverão efetuar a declaração de vacinação até o dia 16 de junho de 2011. De acordo com o órgão, as propriedades localizadas no Pantanal, que optaram pela vacinação no mês de Novembro, somente deverão efetuar sua declaração a partir do dia 1º de Novembro de 2011

A orientação dada a todos, produtores e lojistas, é que nesta campanha o produtor deverá realizar a declaração via internet através dos passos a seguir:

  1. O produtor deve, primeiramente, adquirir nas revendas credenciadas pelo Iagro as doses de vacinas necessárias para a imunização de todo o rebanho existente na propriedade, que será declarado como estoque efetivo, recebendo o documento denominado CT-13.

ü     Podem ser efetuadas quantas compras forem necessárias, antes de efetuar a Declaração de Estoque Efetivo de Bovinos e Bubalinos;

Deve ser adquirido um ou mais CT-13, para cada espécie (bovino e/ou bubalino) a ser vacinada;

O mesmo CT-13 não pode ser utilizado para mais de uma propriedade, independente se for do mesmo produtor ou não.

  1. Após efetivada a vacinação e de posse do CT-13 devidamente preenchido, o produtor deve iniciar o processo de declaração do seu estoque efetivo.

O processo de declaração é realizado através do site http://www.fazenda.ms.gov.br . Neste site o contribuinte deve clicar no link “Declaração de Estoque do Produtor”, para realizar sua declaração de estoque de animais, e registrar a vacinação do rebanho atual.

  1. Na sequência, o contribuinte imprime a declaração, assina, reconhece firma em cartório, e então a entrega com o documento CT-13 na Agenfa para que a declaração possa ser recepcionada. 

Observar que quando necessários demais documentos, estes devem estar anexados à declaração no momento da entrega na Agenfa, conforme estabelecido no decreto. (O referido decreto está disponibilizado no site da Iagro através do link: http://www3.servicos.ms.gov.br/iagro_ged/pdf/1714_GED.pdf )  

  1. A Agenfa recepciona a declaração, protocoliza o recebimento, assina e devolve a segunda via da declaração ao contribuinte.

Desta forma, haverá migração dos dados do produtor para o banco de dados da Iagro, de forma que a ficha sanitária do rebanho ficará atualizada. “É de extrema importância a parceria entre Iagro, Secretaria de Fazenda, revendas e produtores rurais para a manutenção do status sanitário do rebanho de MS”, declarou Maria Cristina Carrijo, diretora-presidente da Iagro. Cristina disse ainda que o Sistema de Declaração de Estoque da Sefaz já está aceitando a inserção de dados e que o programa é de rápida e fácil operacionalidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Coxim Agora. É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios exigidos neste aviso poderão ser retirados sem notificação.

Nenhum Comentário Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post.     Topo da Página

Deixe um comentário