• Publicada em 24 mai 2011 às 11:01
  • vista 581 vezes
Instalação de PCH´s no Alto Taquari ainda preocupa autoridades e população

A polêmica girou em torno da instalação de PCH’s na Região Norte do estado.

Assessoria/ML

Foto: Keila Flores

Durante o Décimo Encontro de Fé e Política, que este ano foi realizado no município de Rio Negro, autoridades religiosas e políticas estiveram reunidas com a comunidade para tratar de problemas relacionados com a região norte de Mato Grosso do Sul. Três foram os eixos temáticos abordados, sendo: Estudo integrado de impacto ambiental das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s), na Bacia Hidrográfica do Alto Taquari; Coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos e Recuperação de micro bacias do Alto Taquari.

O encontro aconteceu no último sábado (21) e contou com a presença do deputado estadual Junior Mochi, prefeitos: Joacir Nonato Rezende (Rio Negro), Dinalva Mourão (Coxim), William de Brito (Rio Verde) e Sérgio/ Marcon (São Gabriel do Oeste) e vereadores: Jorge Ramos (Rio Negro) e Aluizio São José (Coxim).

A polêmica girou em torno da instalação de PCH’s na Região Norte do estado, bem como nas bacias de todo o Pantanal sul-mato-grossense. De acordo com a pesquisadora Débora Calheiros, que tem sido frequentemente ameaçada por ser contra a implantação das PCH’s, “se queremos turismo, peixe e produção pecuária sustentável não podemos ter hidrelétricas”, falou explicando que as consequências deste tipo de empreendimento são imprevisíveis e o fato de se colocar barragens nos rios altera o funcionamento hidro-ecológico.

Neste sentido os participantes do encontro pretendem solicitar um estudo integrado dos impactos da instalação destes empreendimentos nas referidas bacias além do tipo de energia que pode ser utilizada sem a instalação das PCH’s.

Quanto aos resíduos sólidos, o palestrante Nilo Peçanha esclareceu que já está aprovado no Fundo Nacional de Meio Ambiente um recurso da agência nacional da água, para a gestão integrada de resíduos sólidos para a região da bacia do Taquari, na região norte de MS. Segundo Peçanha, a idéia é reduzir o número de aterros, ou seja, nos municípios mais próximos haverá redução do volume de lixo produzido, fazendo todo o processo de triagem e reciclagem e o que sobrar vai para um aterro único. “A princípio pensou-se em Coxim, Rio Verde e Pedro Gomes. No caso seria feito um único aterro, que ficaria em Coxim e atenderia os demais municípios, mas para isso é necessário que seja implementada toda a gestão, desde o processo de triagem, separação do material e reciclagem e também implantar os resíduos da construção civil que não pode ir para o aterro.

Para o deputado estadual Junior Mochi (PMDB), o evento foi muito positivo e ele pretende repercutir os encaminhamentos tanto na Assembléia Legislativa quanto nos órgãos do governo estadual. “Como parlamentar e representante da região faço questão de repercutir os encaminhamentos para que possam se traduzir em atitudes concretas em benefício de toda a região”, enfatizou Mochi.

O parlamentar explicou ainda que já solicitou à secretaria de meio ambiente a suspensão da instalação de PCH’s na Bacia do Taquari até que seja feito um estudo detalhado dos impactos e também apresentou proposta à secretaria para que seja feito um plano de gerenciamento estadual de resíduos sólidos. “Solicitamos que o governo proponha parceria com os municípios para que na medida em que os municípios façam adesão ao programa tenham benefícios do ICMS ecológico como maneira de estimular e incentivar os municípios a adotarem práticas corretas de coleta, transporte e disposição final dos resíduos sólidos” detalhou.

Quanto às  micro-bacias críticas, abordadas pelo palestrante José Frnacisco de Paula, que precisam ter intervenção no seu manejo, na recuperação das áreas degradadas e na recomposição das matas ciliares, Mochi diz que isso só será possível com a parceria entre o estado, o governo federal e instituições não governamentais. “Que possamos com isso ter intervenções práticas de recuperar a questão ambiental produzindo ações que beneficiem todo o pantanal” concluiu.

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Coxim Agora. É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios exigidos neste aviso poderão ser retirados sem notificação.

1 Comentário Quero comentar!

  • Comentário de

    lobista — 24 de maio de 2011 às 14:55

    cuidados gente a cachoeira da agua brana em pedro gomes podera ser transformada em pch
    fiquem de olho

Feed RSS para comentários sobre este post.     Topo da Página

Deixe um comentário